As Competências Essenciais da ICF foram desenvolvidas para apoiar uma maior compreensão sobre as habilidades e abordagens usadas na profissão de coaching de hoje, conforme definido pela ICF. Essas competências e a definição de coaching da ICF servem como base do processo de credenciamento, incluindo os exames realizados pela ICF.
A Internacional Coaching Federation (ICF) define coaching como uma parceria com clientes em um processo criativo que os instiga a reflexão e as inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.
As Competências Essenciais da ICF são organizadas em quatro domínios com base em semelhanças e interdependências entre as competências dentro de cada domínio. Não há domínios nem competências individuais que sejam ponderadas – elas não representam nenhum tipo de hierarquia. Em vez disso, cada competência é considerada essencial e crítica para qualquer coach competente demonstrar.
As Competências Essenciais da ICF foram originalmente criadas em 1998, consistindo em 11 Competências. Em novembro de 2019, a ICF lançou uma versão atualizada das competências.
Modelo de Competências Essenciais da ICF:
NT: Na tradução, a designação “o cliente” não pressupõe gênero.
1. Demonstra a prática ética
Definição: Compreende e aplica de forma consistente a ética e os padrões de coaching
2. Incorpora a mentalidade de coaching
Definição: Desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e focada no cliente
3. Estabelece e mantém acordos
Definição: Estabelece parceria com o cliente e as partes interessadas relevantes para criar acordos claros sobre relacionamento, processo, planos e metas de coaching.
Estabelece acordos para o processo geral de coaching, bem como para cada sessão de coaching.
4. Cultiva confiança e segurança
Definição: Estabelece parceria com o cliente para criar um ambiente seguro e de apoio que permita ao cliente compartilhar o que sente, pensa e faz livremente. Mantém um relacionamento de respeito e confiança mútuos.
5. Mantém presença
Definição: Está plenamente consciente e presente com o cliente, empregando um estilo franco, flexível, equilibrado e confiante
6. Escuta ativa
Definição: Concentra-se no que o cliente está e não está dizendo para entender plenamente o que está sendo comunicado, no contexto e sistemas do cliente e para apoiar a auto expressão do cliente
7. Evoca conscientização
Definição: Facilita descobertas e aprendizados do cliente usando ferramentas e técnicas como questionamento poderoso, silêncio, metáfora e analogia
8. Facilita o crescimento do cliente
Definição: Estabelece parceria com o cliente para transformar aprendizado e descobertas em ação. Promove a autonomia do cliente no processo de coaching.