Autor: Natalie Jobity e revisado por Haydée Kahtun
O branding é um componente crítico no marketing do seu negócio de coaching, pois molda a percepção do seu público sobre quem você é como coach. Uma marca eficaz e memorável é aquela em que seu público-alvo percebe o negócio de coaching exatamente como você deseja que ele seja percebido. Isto requer intencionalidade, estratégia e honrar seus pontos fortes e brilhantismo como coach. Quando executada com maestria, a marca da sua empresa de coaching se conecta em um nível emocional com o público-alvo, de tal forma que ele é atraído a você e suas ofertas e se tornam defensores de sua marca.
Eu criei a sigla R.D.A.D.S. como um guia para garantir que a marca que você projeta para o seu negócio de coaching esteja bem-posicionada para o sucesso.
R-Relevante
Muitos coaches pensam que sua marca se limita apenas a presença nas redes sociais e design do website. Embora esses sejam certamente aspectos importantes de marketing e branding, o coração da sua marca deve estar centrado nas necessidades do seu público e no que você oferece para atender a essas necessidades. Isso envolve entender a sua clientela alvo com uma especificidade que permite saber:
- Quais são suas questões
- Como essas questões os fazem sentir.
- Como seus serviços de coaching abordam essas questões de forma tangível e emocional.
D – Duradoura
Sua marca deve ser construída tendo como base sólida os valores do seu negócio para que a impressão que você cria na mente do seu público-alvo seja indelével. E independentemente das tendências que vêm e vão, a identidade da sua marca deve ter uma relevância que resista ao teste do tempo. Uma marca de coaching que estabelece uma persona forte – e a mantém consistentemente ao longo do tempo – desenvolve credibilidade entre seus concorrentes e confiança entre seus clientes, posicionando-a para se destacar de forma memorável.
A–Autêntica
A autenticidade é um dos pontos fortes de uma marca estelar. O principal objetivo da marca de seu negócio de coaching é comercializar serviços para seus clientes ideais de uma maneira que aborde seus desafios, destacando como você está especificamente equipado para resolvê-los. Essa tarefa deve ser realizada de maneira autêntica para que a sua marca se conecte com o seu público.
A autenticidade é importante principalmente quando você está criando a personalidade da sua marca. É assim que sua marca expressa sua vibração, energia, persona e outros atributos-chave que reforçam sua distinção. Esses atributos são amplamente comunicados por meio do logotipo, website, fotos e mensagens. Por exemplo, uma coach que tem como foco mães empreendedoras se conectará mais poderosamente com esse público ao falar sua língua e demonstrar que seus problemas são intimamente compreendidos. Isso confere uma visão realista de como o coaching lhes ajudam a começar o seu negócio próprio. Essa credibilidade se traduz em uma maior probabilidade da coach se conectar emocionalmente com seu público-alvo, ganhando sua confiança e novas oportunidades de negócio.
D – Diferenciada
Uma marca bem diferenciada se destaca, deixando uma impressão memorável e positiva que faz com que os clientes queiram se engajar com ela repetidamente. Sua diferenciação como coach é um componente importante da estratégia de sua marca, pois mostra por que um cliente escolhe você ao invés de qualquer outra pessoa.
Por exemplo, se o seu segmento é de profissionais em geral, você deve se aprofundar muito mais para se diferenciar de outros coaches que também estão segmentando profissionais. Se você tem experiência na área jurídica, por exemplo, pode usar isso para se diferenciar, focando assim em profissionais que atuam na área do direito. Você pode se aprofundar ainda mais ao segmentar profissionais da área do direito que estão sofrendo de síndrome de burnout. A chave é aproveitar os aspectos salientes de sua experiência, interesses, paixões e habilidades e demonstrar como você os traz para o seu negócio de coaching. Isso fará com que o seu negócio de coaching se destaque ao falar diretamente sobre o que você tem a oferecer aos seus clientes-alvo.
Fator S – Sim
Quando você oferece um bom serviço, você gera clientes. Mas se você construir uma marca poderosa e memorável, você gera defensores que não apenas se tornam clientes fiéis, mas também atuam como embaixadores para você e sua empresa. Este é o “fator sim” que toda marca deseja porque, com os defensores, você constrói uma comunidade de apoiadores que também participam do crescimento de seus negócios, atraindo clientes para você.
O ano novo é um momento oportuno para reexaminar ou desenvolver sua marca de coaching. Quando ajudo coaches com sua marca, começo com seu por quê e os ajudo a esclarecer seus principais pontos de diferenciação. A riqueza de palavras e associações que emergem dessas sessões são então usadas como pontos focais ao desenvolver o restante da identidade da marca – a aparência, a sensação, a personalidade, o tom, a voz, as cores etc. Este não é um processo que ocorre de um dia para o outro e muito menos superficial. É preciso intencionalidade, clareza e estratégia. Mas, quando você estabelece uma base sólida para sua marca, você estará posicionado para criar uma que seja memorável e impactante para seu público-alvo – uma marca com propósito claro e relevante, uma identidade visual distinta e que gere confiança e lealdade.
Natalie Jobity
Natalie Jobity, “The Brilliance Unveiler“, possui mais de uma década de experiência capacitando centenas de mulheres como consultora de imagem e atua como coach de liderança e carreira na The Unveiled Way. Ela trabalha com mulheres focadas em alto desempenho que se encontram em encruzilhadas de carreira para revelar seu brilhantismo. Desta forma, ajuda-as a serem líderes imparáveis de mudanças de alto impacto em suas áreas. O segundo livro de Natalie, intitulado It’s Your Time to Shine, Girl: Own Your Brilliance, Step into Your Influence, and Lead Like a Trailblazer, será publicado no outono de 2022.
Revisado por Haydée Kahtun
As visões e opiniões expressas em guest posts apresentados neste blog são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente as opiniões e visões da International Coach Federation (ICF). A publicação de um guest post no ICF Blog não equivale a um endosso ou garantia da ICF dos produtos ou serviços fornecidos pelo autor.
O texto original deste artigo foi publicado pela primeira vez no blog Coaching World da ICF e a tradução foi feita com autorização da autora.