O feedback é uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos funcionários. O objetivo do feedback é reforçar um comportamento ou interrompe-lo quando este não está alinhado aos valores e propósitos da área ou empresa. Porém, muitas vezes ao invés de construir uma carreira ele pode destruí-la. A linha é tênue entre um feedback apropriado e um inapropriado.
Muitas vezes, a imaturidade e a falta de preparo da liderança têm contribuído para feedbacks inapropriados aonde o gestor ataca ao invés de orientar além de não ter argumentos e exemplos específicos sobre a atuação do funcionário. Este tipo de feedback não traz contribuição só traz desengajamento, além de confundir a pessoa acaba derrubando a auto estima fatores que a médio prazo impactarão no resultado do funcionário e consequentemente da empresa. Em contrapartida, um feedback apropriado, embasado em números, fatos, exemplos e que tem o propósito de orientar e promover o crescimento e desenvolvimento do funcionário, gera gás e comprometimento que impactarão positivamente nos resultados da área e da empresa.
Funcionários felizes e engajados trabalham melhor!
Se você é gestor seguem algumas sugestões para orienta-lo no feedback da sua equipe:
Observe – Para avaliar é preciso conhecer a equipe, o comportamento e resultados de cada integrante, uma boa opção é manter a pessoa informada sobre o seu desempenho com uma periocidade predeterminada além do feedback formal.
Descreva o fato – A ideia é a pessoa ter certeza do que você está falando, portanto não use de suposições, metáforas e exemplos de outros. Fale dele e para ele. Certifique-se que ele entendeu.
Cuidado com o tom– Crie empatia durante todos os encontros com os funcionários e cuidado com o tom e as palavras utilizadas neste momento. Algumas palavras para você podem ser normais e para o outro pode soar agressiva desrespeitosa …
Seja claro – Deixe claro as suas expectativas em relação ao funcionário e quando for falar algo negativo vá direto ao ponto usando argumentos, dados e fatos.
Oriente – O objetivo é melhorar a performance, portanto oriente, de exemplos, diga como você faria, discuta construa uma solução em conjunto.
Recorde o propósito – certifique –se que ele está compreendendo o objetivo da avaliação
Pontos Positivos – Mesmo que a avaliação tenha sido bastante negativa, fale primeiramente dos pontos positivos do profissional. Lembre-se que a avalição tem o objetivo de desenvolvimento e cuidar da auto estima do funcionário é importante para que ele esteja aberto e sinta se em um ambiente seguro para ouvir atentamente os pontos necessários de desenvolvimento.
Criticas e elogios! Criticas devem ser feitas em ambiente reservado. Já os elogios cabem ao gestor definir se prefere fazer em ambientes reservados ou em publico. Importante neste caso, é manter a mesma regra para toda equipe.
Se você receberá o feedback seguem algumas sugestões de como se preparar:
Se conheça– Invista em você mesmo, invista na sua carreira e trace metas para você mesmo. Preste atenção no seu próprio perfil profissional, nas suas características, comportamento e atitude. Quanto maior for seu autoconhecimento, maior será a sua capacidade de absorver os feedbacks sejam eles positivos ou negativos. Tenha um mentor, um profissional mais experiente para trocar experiências.
Escute – Ao sentar com o gestor, deixe-o falar, não o interrompa e controle a tendência natural de querer justificar tudo! Respire, mantenha a cabeça aberta e o olhar no gestor. Mantenha o controle e a presença e tente entender o que esta sendo dito. Se for importante para manter o foco na conversa, anote os pontos mais importantes.
Não ataque – Mesmo em feedbacks mal embasados pelo gestor! O ataque pode conotar insegurança , medo e resistência.
Agradeça – Ainda que seja um retorno mal estruturado agradeça o tempo que o gestor disponibilizou para esta avaliação.
Tire suas dúvidas – Depois de terminada a visão do gestor, peca a palavra e esclareça o que você não entendeu sempre com o foco no seu desenvolvimento. Caso o feedback tenha sido mal estruturado e sem argumentos, agora é a hora de você solicitar exemplos e sugestões de melhoria. Foque em você e no seu desenvolvimento! Agredir o gestor denota postura inadequada e não o ajudará a tornar-se um profissional melhor no futuro.
A preparação tanto para dar quanto para receber o feedback é fundamental. O feedback tanto positivo quanto negativo pode causar muitos prejuízos.
Pense no risco de um funcionário que faz um trabalho medíocre e é bem avaliado pelo gestor? O que o gestor esta fazendo? Sendo bacana com o funcionário? Poupando o funcionário de viver dentro da realidade de mercado? A médio e longo prazo, quando este profissional for mais exigido pelo mercado ele não irá corresponder e tampouco entender o motivo!
Portanto não trate o feedback como uma obrigação desagradável do mundo corporativo ela pode criar uma grande confusão na carreira e no sucesso tanto de lideres quanto dos seus liderados.
Pense nisso antes de dar ou receber seu próximo feedback.
Um abraço e até breve!
Mariane Ortiz, PCC
mariane@marianeortiz.com.br