Por que se aprofundar no universo do Coaching?

Terça, 30 Maio 2017 14:47

Semana Internacional de Coaching, realizada na DeVry/FBV, esclareceu a importância da qualificação na melhoria da carreira profissional.

Por: Gabriel Gama e Lucas Andrade

A Semana Internacional de Coaching aconteceu na última quarta-feira (17), no auditório da DeVry/FBV, propondo ampliar os horizontes sobre a importância desse serviço. O evento deste ano, realizado pela ICF Capitulo Regional Pernambuco, buscou apresentar a importância do coaching no processo de potencialização profissional e pessoal. A palestra contou com a participação da diretora de desenvolvimento Lindevany Hoffimann e com Anthenor Bittencourt, ambos membros e fundadores da ICF - Capítulo Regional Pernambuco.

O coach, termo em inglês cujo significado é treinador ou instrutor, tem como objetivo uma parceria e cocriação de seu coachee (cliente), de forma qualitativa, baseando-se num plano de ações que visam ao sucesso. A Semana Internacional de Coaching buscou mostrar as diversas áreas de atuação desse segmento – de carreira, vida, liderança, executivo, times e negócios.

Os palestrantes mesclaram experiências de vida com atividades profissionais, mostrando a relevância do planejamento para o futuro, mencionando as responsabilidades atribuídas aos coaches e sua importância no desenvolvimento de uma identidade profissional. Durante o evento, ressaltaram a importância da ICF no processo de credibilidade dos serviços.


Membros da ICF Capítulo Regional Pernambuco palestram no auditório  (Foto: Gabriel Gama/Agência Verso)
Membros da ICF Capítulo Regional Pernambuco palestram no auditório (Foto: Gabriel Gama/Agência Verso)

A abertura do evento ficou por conta de Lindevany Hoffimann, que também é docente na DeVry/FBV. A professora expôs o valor do autoconhecimento como forma de identificar a oportunidade cabível e ressaltou a importância de conciliar a vida profissional e pessoal: "Esses são dois fatores que, quando bem integrados, oferecem a possibilidade de se experimentar uma vida mais sustentável e feliz". Além disso, mencionou a necessidade de não canalizar a energia em uma única área. "Isso pode pôr em risco o alcance de resultados duradouros e, portanto, a própria perda de efetividade", orientou.

Os alunos presentes aproveitaram as discussões. Para o estudante do curso de Administração Leonardo Guilherme “o coaching é capaz de promover o nosso maior ativo dentro de qualquer empresa: o nosso capital humano". Ele também salientou a importância do serviço no empoderamento profissional, como forma de enfrentar obstáculos diários e afirmou utiliza-la em uma de suas empresas.

"O coaching é uma parceria entre o coach e o coachee" – Maricelia Moura, Presidente da ICF Regional PE

O segundo palestrante da noite, Anthenor Bittencourt, discorreu sobre a necessidade de o exercício da profissão ser uma extensão dos prazeres, sendo necessário o engajamento e a visualização dos propósitos como um meio para alcançar o sucesso. "Ao aplicar o coaching em seus executivos, a empresa terá a certeza de que os mesmos estarão atuando de acordo com os seus melhores potenciais", observou. O membro do ICF-PE definiu esse processo como uma parceria instigante e criativa, que inspira o cliente a maximizar sua performance. Ele ressaltou a importância da aplicabilidade da energia ao trabalho e a necessidade do investimento no processo de extensão da aprendizagem.


Alunos participam de Semana Internacional de Coaching (Foto: Gabriel Gama/Agência Verso)
Alunos participam de Semana Internacional de Coaching (Foto: Gabriel Gama/Agência Verso)

O estudante de Ciências Contábeis Tiago Jorge da Silva reconheceu a validade da palestra no desenvolvimento do aluno em suas competências profissionais. Disse ter interesse em utilizar o serviço num determinado ponto de sua carreira. “Após uma pós-graduação, quando se está buscando um diferencial no aspecto profissional", analisou o aluno.

A Presidente e fundadora da ICF – Capítulo Regional Pernambuco, Maricelia Moura, exaltou os profissionais associados à Federação, por manter um elevado padrão de qualidade e respaldo ético em suas atividades. Além disso, ela destacou a importância de o profissional prezar sempre pela confidencialidade de seu cliente, para que haja fluidez no processo. “O coaching é uma parceria entre o coach e o coachee", enfatizou.